segunda-feira, 12 de abril de 2010

Coisas que a gente nunca diz



Eu acabei de ler um texto no Le Love. Um texto que me fez pensar que as coisas que acontecem comigo, que acontecem com você, acontecem com todo mundo. Mas, por mais que a carência das pessoas faça com que elas falem além do que as pessoas estão dispostas a escutar, ainda tem aquelas coisas que ninguém nunca fala sobre.

Ninguém nunca fala sobre o fato de se sentirem atraídas por outras pessoas, quando estão amando ou apaixonadas por alguém. Porque nós sempre aprendemos que isso não existe. Que, ou você pensa em uma pessoa, ou você pensa em outra.

Ninguém nunca fala sobre casar com um cara só porque essa é a coisa mais certa a fazer, porque a pessoa que você ama de verdade, não quer ficar com você. As pessoas não falam sobre isso. Talvez porque isso cause muita dor a elas, talvez porque elas têm medo de perder o tal cara com quem estão casando.

Ninguém nunca fala sobre como o dinheiro é importante e por isso que se tolera um emprego chato. Essa eu tenho quase certeza que é porque é muito triste admitir isso. Admitir isso levaria  a um estado depressivo. E ninguém quer ficar em estado depressivo.

Por que não podemos falar sobre nossos tabus? Eu falo sobre os meus tabus. Disseram para mim, um dia, que eu não falo toda a verdade, mas só a verdade que me interessa falar. Eu não concordo. Eu acho que eu falo toda a verdade, toda a verdade que interessa ser dita. Seja para mim, seja para outra pessoa. Eu acredito que a verdade nos torna completos. Eu não sei se é errado, se é certo, falar sobre tudo como eu gosto de falar. Mas é como eu me sinto melhor.

O mais irônico disso tudo é que, quem esconde, ou quem prefere não falar, pensa que está vivendo algo único, que não acontece com mais ninguém. Mas as coisas geralmente acontecem, sim, para todo mundo.

No caso do texto que li, a menina se apaixonou por um cara que nunca quis nada sério com ela. E, hoje, após alguns anos, ela vai casar com um cara que não é o cara que ama. É certo? É errado? Não sei. Mas não consigo ver como isso pode ser justo com o noivo. Se ele sabe que ela não o ama, se ela sabe que está casando porque nunca terá chance de casar com quem ela realmente ama... se ele sabe disso e, mesmo assim, quiser casar com ela, acho muito válido esse casamento. Eles podem aprender a se amar. Ela pode aprender a amá-lo. Mas se isso nunca acontecer? Ela vai fazer com que ele viva uma mentira. Não, não consigo ver essa situação de outra maneira.

Pode ser clichê e utópico, mas eu acredito numa vida verdadeira. Muito diferente disso. Muito diferente de todos os exemplos que eu dei acima. As pessoas podem, sim, sentir tudo isso e viver tudo isso, mas é preciso que sejam verdadeiras. Se quiserem enganar, que enganem a si mesmas. Mas não enganem os outros. Eles não têm nada a ver com sua covardia (não quero parecer grossa, mas não encontrei outra palavra que simbolize melhor o que quero dizer).